Conhecendo um pouquinho do desenvolvimento da criança

Segundo a organização Pan-Americana de Saúde, “o desenvolvimento infantil pode ser caracterizado como um processo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança”.

Para Shaffer e Kipp (2007), o desenvolvimento é uma continuidade de mudanças sistemáticas no sujeito, que ocorre desde a concepção até a morte. Ou seja, uma pessoa, enquanto viver, está se desenvolvendo.

Partindo destas concepções e focando no desenvolvimento infantil, faz-se necessário, acompanhar e estimular a criança através de atividades que favoreçam a construção\aquisição de conceitos e percepções nas diversas áreas.

Piaget esclarece que a criança se adapta ao mundo de forma cada vez mais satisfatória, e este processo de adaptação ocorre por meio de subprocessos: esquemas (ações mentais ou físicas), assimilação (absorver algum evento ou experiência em algum esquema), acomodação (modificar o esquema a partir das novas informações absorvidas pela assimilação) e equilibração (criança luta por coerência tentando entender o mundo em sua totalidade).

Vygotsky, no entanto, ressalta que o desenvolvimento se dá por uma perspectiva sócio cultural ou contextual. Considera que o desenvolvimento da criança é um produto de sua cultura e que o pensamento, a linguagem e os processos de raciocínio se desenvolvem por meio das interações sociais com outras pessoas. Para ele, as formas complexas de pensamento têm suas origens em interações sociais, orientadas por um adulto ou criança mais experiente. Chama isso de mediação ou,
aprendizagem mediada
, chamando a atenção para o desenvolvimento dos processos mentais superiores (planejar ações, conceber consequências para uma decisão, imaginar objetos).

Sendo assim, quanto maior e mais diversificados sejam os estímulos, mais eficiente será o desenvolvimento da criança.

Aqui na DESENVOLVER, realizamos atividades mediadas, de acordo com o nível e interesse da criança, para que ela possa aprender de forma satisfatória e lúdica. Realizamos uma avaliação diagnóstica, onde observamos o que é necessário oferecer para aprimorar suas habilidades e potencializar o desenvolvimento.

Agende um horário conosco e venha conhecer nosso trabalho.

Picture of Mônica Bechepeche

Mônica Bechepeche

NEUROPSICOPEDAGOGA

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!​