Transtornos do Espectro Autista

“O transtorno do espectro do autista (TEA),conforme denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, também conhecido pela sua denominação antiga de autismo, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.

Pessoas com TEA costumam apresentar alguns sinais, tais como: pouco contato visual, certa indiferença afetiva, desinteresse ou dificuldade em socializar, poucas manifestações das emoções, falta de reciprocidade no diálogo, por vezes apresentam ecolalia, resistência às mudanças, apego excessivo a objetos específicos e a rotinas. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças autistas alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois podem manifestar regressões.

Ressaltamos que os Transtornos antes classificados separadamente, como a Síndrome de Asperger e o Transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação — hoje também estão classificados dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Para compreender melhor podemos analisar o nome “Transtorno do espectro do autista”:

TRANSTORNO= alteração , dar a volta, precisa fazer um novo caminho.
ESPECTRO = tem vários significados, mas aqui podemos usar o de leque, variações, tipos.
AUTISTA= deriva da palavra “autós” – ou seja, por si só, olhar para dentro de si. Podemos então concluir que ocorre uma desordem que modifica o neurodesenvolvimento do ser, afetando a linguagem, a interação social e os comportamentos.
Na grande maioria dos casos, fazem-se necessários recursos, suportes e adequações para que a pessoa com TEA se desenvolva melhor.

A equipe da DESENVOLVER, com sua postura sistêmica, realiza um trabalho positivo e amoroso de modelagem do comportamento, que auxilia no desenvolvimento de novas habilidades e competências necessárias à vida acadêmica e social.

Aguardamos você!!!

Picture of Mônica Bechepeche

Mônica Bechepeche

NEUROPSICOPEDAGOGA

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!​